Acerca de mim

A minha foto
Avanca, Aveiro, Portugal

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Polvo à Lagareiro a minha Receita



Ora viva amigos, com saudades não é verdade? Ontem não editei nenhuma receita porque o meu computador "pifou", logo na hora quando ia editar a receita!!! mas cozinhei!!! Que o diga o meu amigo brilhante!!! Fiquei deveras triste por ontem não ter conseguido comunicar com vocês, mas por outro lado, hoje fiquei muito feliz, recebi mensagens e telefonemas de alguns conhecidos, a perguntar se estava tudo bem, pois estavam preocupados, porque faltei a enviara receita diária!!! Bem a saga continua, e sei que ai desse lado existe uma legião de amigos que me continuam a acompanhar nesta caminhada de 1 ano.
Bem para esta receita 4 adultos iremos precisar de 1,5 kg de polvo limpo.
Coloquem uma panela ao lume com 6 colheres de azeite virgem, esmaguem 8 dentes de alho com pele e tudo e coloquem na panela, adicionem raspa de um limão, um ramo de salsa e uma malagueta, rectifiquem com sal qb, depois de estes ingredientes namorarem por 2 minutos adicionem o polvo, deixem cozer em lume brando por 25 min (antes de apanhar o lume, certifiquem-se com um garfo se o polvo está tenro), reservem. Entretanto coloquem uma panela com água a ferver, adicionem um folha de louro, batatas com pele pequenas (quantidade que quiserem), 2 cenouras peladas cortadas em 4. Quando estiverem pré-cozidas desliguem o lume, escorram a água e adicionem 4 colheres de azeite ás batatas, 4 dentes de alho esmagado e um ramo de alegria, coloquem no fogo 2 min, desliguem o lume e disponham as batatas e cenouras num tabuleiro para ir ao forno. Retirem o polvo do molho e disponham-no sobre as batatas, cortados aos bocados. leve ao forno a gratinar mais ou menos 20min a 190º. Entretanto coem o molho do polvo com um coador chinês e coloquem o molho numa panela pequena, adicionem ao molho um copo de vinho tinto, um cálice de vinho do porto e 2 colheres de farinha , misturem bem e deixem o molho engrossar, sirvam-no sobre as batatas e o polvo!!!DI-VI-NAL, a não perder.

Bom Apetite

Um xi

1 comentário:

  1. Boa noite Joao!
    Por acidente encontrei o seu blog e todas estas maravilhosas receitas. Primeiramente obrigada pela dedicacao e partilha. A minha prgunta e simples, poderia informar ou descrever nesta receita o que e um ramo de alegria. Desculpe mas nao conheco, e a quem perguntei tambem nao souberam me informar. Obrigada!

    ResponderEliminar